sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OpenFaceMote Java

As principais funcionalidades desta aplicação são o reconhecimento do discurso do utilizador, que pode ser usado, por exemplo, para efectuar cliques;

o controlo do cursor do rato no sistema operativo, que pode ser efectuado de duas formas diferentes (Incremental e Precision), e ainda a obtenção de oito direcções básicas, relativas ao movimento do utilizador.

Isto é conseguido através da captura de som pelo microfone e pela detecção de faces na imagem, que é capturada pela câmara.

Temos o "Loading Screen"...



Então temos os seguintes modos :



Modo Learning, é o estado inicial da aplicação, neste estado o objectivo como o próprio nome indica, é de aprendizagem da localização do utilizador e da sua capacidade de movimento.



Estado Incremental




O movimento do rato e as direcções são obtidas quando o utilizador move a cabeça numa determinada direcção, ultrapassando a barreira definida pelas linhas de cor verde. Se o utilizador se mantiver no centro, então está parado.

Estado Precision





Neste estado a área definida anteriormente na fase de aprendizagem, que aqui é representada pelo rectângulo vermelho, consiste na área de movimento do utilizador. Ou seja, o centro da face é representado pelo ponto amarelo, e esse vai ser o nosso cursor.

Como qualquer aplicação, a OpenFaceMote não está isente de limitações, no entanto com algumas afinações e com mais tempo para trabalhar no projecto, seria possível obter algo pronto para o "mercado".

Sem comentários: